Consultório

Serviços

Nossa Atuação

O Dr. Weverton Siqueira recebe os seus pacientes no consultório, na área hospitalar de Belo Horizonte, onde realiza os atendimentos individualizados em consultas sem pressa.

São realizados atendimentos na especialidade de Clínica Médica visando à prevenção e promoção da saúde, qualidade de vida, diagnóstico, tratamento das condições de saúde e acompanhamento de pacientes com condições complexas, por vezes coordenando o cuidado integral em parceria com subespecialistas quando necessário. As consultas podem ser feitas de forma presencial, virtual ou domiciliar, estas duas últimas em casos selecionados.

Assistência em clínica médica

A Clínica Médica é a especialidade da medicina que se encarrega do acompanhamento dos pacientes ao longo das suas vidas. O Clínico é o médico de referência para chamar de seu! É o profissional da sua confiança – para quem você liga quando há alguma dúvida em saúde, a quem você recorre nos momentos de doenças agudas e quem faz o seguimento e o tratamento das suas condições crônicas de saúde. Através de avaliações periódicas de saúde, podem-se identificar e atuar na modificação de fatores de risco para doenças e promover a qualidade de vida e o envelhecimento saudável.

Vantagens em ter o seu Clínico de referência:

    • Evitar visitas desnecessárias ao pronto-socorro;
    • Evitar internações desnecessárias;
    • Em caso de necessidade de internação, saber para onde ir e ter um médico que auxilia nos cuidados durante a estadia no hospital, para aumentar a segurança dos cuidados;
    • Ter confiança e tranquilidade para tomar as melhores decisões em relação à sua saúde;
    • Ter um médico que lhe acompanhe ao longo da vida.

Promoção de saúde e
medicina preventiva

Os hábitos e os comportamentos são determinantes do estado de saúde da pessoa. Através da avaliação clínica, é possível identificar aqueles que aumentam o risco de desenvolvimento de doenças no futuro. Da mesma forma, alguns exames devem ser realizados periodicamente, mesmo em indivíduos assintomáticos (que não possuem nenhuma queixa de saúde), para rastrear anormalidades que possam causar adoecimento mais grave.

Entretanto, esses testes devem ser individualizados, baseados nas melhores evidências científicas, para não causar custos, ansiedade, perda de tempo ou exposição a riscos (radiação, por exemplo) desnecessários. A realização de excesso de testes de forma indiscriminada pode levar a resultados falso-positivos, gerar ansiedade e mais testes e exposição a riscos. Em nosso Consultório, apenas após a avaliação clínica cuidadosa definimos quais são os exames indicados para o paciente individual, para não faltar nem sobrar.

Uma vez identificadas, as anormalidades porventura encontradas podem ser modificadas através da educação, da mudança do estilo de vida e, quando necessário, do emprego de intervenções terapêuticas (medicamentosas ou não). Essa avaliação possibilita que as pessoas vivam mais e melhor.

Qualidade de vida

Algumas condições de saúde causam grande limitação da qualidade de vida. São exemplos a falta de energia ou de ânimo, as alterações do sono, o excesso de sonolência diurna, a falta de libido, a dificuldade de concentração, as dores crônicas, a ansiedade ou a preocupação excessivas, a dificuldade para evacuar, a dificuldade de digestão, dentre tantos outros.

Estes podem ser sintomas de doenças não identificadas. As pessoas podem viver tanto tempo com essas condições que se acostumam. Porém, na maioria dos casos, é possível melhorar os sintomas e viver com mais qualidade. Em nosso Consultório, a avaliação clínica individualizada e global viabiliza essa abordagem.

Diagnóstico

Algumas pessoas preferem procurar um médico subespecialista quando apresentam algum sintoma que as preocupa. Dessa forma, alguém poderia procurar um cardiologista quando acometido por uma dor torácica, ou um gastroenterologista quando sente dor abdominal. Acontece que a dor torácica pode ser um sintoma de doenças do esôfago, dos pulmões, do sangue, dos ossos, dos músculos ou de origem psicossomática. Da mesma forma, a dor abdominal pode decorrer de um distúrbio metabólico ou até de um infarto agudo do miocárdio.

O Clínico realiza uma avaliação integral do indivíduo e por isso possui habilidade diagnóstica ímpar. Hoje, muitos pacientes são encaminhados para o Dr. Weverton por subespecialistas, numa espécie de contrafluxo, para avaliação diagnóstica de casos aparentemente obscuros.

Tratamentos e
Reabilitação

O Clínico trata diversas condições de saúde. Por vezes, quando é necessário encaminhar a algum médico subespecialista ou outros profissionais da saúde, indicamos os profissionais de nossa confiança, de alta qualidade técnica e humana, e fazemos um acompanhamento conjunto, através da discussão dos casos e estudo de situações clínicas difíceis. Desta forma, o cuidado médico é integrado, e previnem-se os danos decorrentes das inadequações e excessos das intervenções médicas.

Pacientes com múltiplas comorbidades, assistidos por diversos profissionais e em uso de muitos medicamentos requerem a assistência de um Clínico, para coordenar o cuidado. Em nosso Consultório, acompanhamos pacientes complexos em diversos ambientes: no consultório, durante internações e no domicílio, quando necessário.